O grupo de pesquisa "Processos formativos e cognitivos em educação musical" foi criado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela Universidade Federal do Paraná em 2009, pela professora Dra. Rosane Cardoso de Araújo. O Grupo congrega pesquisadores, professores e alunos de diferentes instituições e está vinculado à linha de pesquisa "Educação Musical/Cognição" do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Paraná. O objetivo do grupo é congregar investigações sobre processos de formação docente, processos de ensino e aprendizagem, cognição e processos de prática musical em diferentes contextos. Tais enfoques abrangem temáticas que trazem contribuições significativas para profissionais que trabalham com o ensino e/ou pesquisa em música, em diferentes campos de atuação. O grupo também tem como meta a contribuição para o crescimento das pesquisas na Área Artes, sub-área música no Brasil. Os resultados das pesquisas realizadas têm sido sistematicamente divulgados por meio de diferentes publicações como artigos, textos em eventos científicos, materiais didáticos e livros.
Professores - núcleo principal do PROFCEM:
- Rosane Cardoso de Araújo (UFPR) (Líder desde 2009)
- Rafael Ferronato (UFPR) (Vice-Líder a partir de 2023)
- Valéria Lüders (UFPR) (Vice-Líder entre 2013 e 2022)
- Guilherme Romanelli (UFPR)
- Ana Paula Peters (UNESPAR/EMBAP)
Professores/pesquisadores vinculados ao grupo de pesquisa PROFCEM:
- Jorge Scheffer (UNESPAR/EMBAP)
- Tatiane Wiese Mathias (UNESPAR/EMBAP)
- Mariana de Araújo Stocchero (UFMS)
- Teresa Cristina Trizzolini Piekarski (Secretaria Municipal da Educação de Curitiba).
- Marta Deckert (Teacher's Home Educational Ltda)
Pesquisadores/Estudantes (Doutorado, Mestrado e Graduação) participantes do PROFCEM (2024)
- Adaile Domingues dos Santos Koentopp
- Alessandra Wanzeler Moreira
- Andréia S. Fey
- Camile Tatiane de Oliveira Pinto
- Davi Sartori
- Gabriel Lima da Silva
- João Gustavo Schimidt Braz
- Karina Romanó Santos
- Marcos Vinicius Lacerda Schettini
- Vinícius Rodrigo Klós